Melhor Idade – Passeio para o batalhão TOBIAS AGUIAR

Melhor Idade – Passeio para o batalhão TOBIAS AGUIAR

 

A Turma da Melhor Idade do Residencial 11 está agitada com o calendário de eventos 2019. Já foram realizadas atividades no Residencial como bingo e encontros sociais e, também, externamente com visitas à Cacau Show e ao Templo Budista.

No dia 25 de abril os participantes visitaram o Batalhão Tobias Aguiar (ROTA), localizado na Avenida Tiradentes em São Paulo. Na ocasião os participantes conheceram a história da ROTA, apreciaram os veículos utilizados pelos policiais, passaram por locais emblemáticos como os túneis e conheceram particularidades do prédio histórico que guarda a memória do batalhão.

ROTA – A Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar. Atualmente, é o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens e 150 viaturas.

Em 1851 o batalhão, com antigo nome de “Batalhão de Caçadores”, foi batizado com o nome de Tobias de Aguiar, ficando então “Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar”. O presidente da província Rafael Tobias de Aguiar, antigo nome dado ao então governador, ficou conhecido como o Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Constitui-se na Tropa de Elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que visa possibilitar flexibilidade e capacidade de reação com o uso do policiamento motorizado. Utilizada na necessidade do controle de distúrbios civis através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo de combate, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque.

A história do Batalhão é defender as Instituições Republicanas. Após diversas denominações, passou a ostentar seu nome atual em 15 de Outubro de 1970.

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*