Centro de Artes Nadir Afonso

Centro de Artes Nadir Afonso

Sou Márcia Vinhas Fernandes, moradora do SAR11, Artista Plástica, Escritora, Curadora e Produtora Cultural, Articulista do SAR11 e Parecerista do Conselho Cultural de Jandira.

Em Projeto com o Residencial Onze, estarei falando sobre Arte e sua História.
Assim, todo mês trarei um pouco deste Mundo Mágico!

Centro de Artes Nadir Afonso

 

Nadir Afonso, que faleceu em 2013 com 93 anos, inspirou um outro espaço expositivo, o Centro de Artes Nadir Afonso, assinado pela arquiteta norte-americana Louise Braverman em colaboração com Paulo Pereira Almeida, que foi inaugurado em 2013 em Boticas, próximo de Chaves.

Centro de Artes Nadir Afonso”, um espaço que perpetuará a ligação do Mestre Nadir Afonso, um dos maiores expoentes da pintura contemporânea portuguesa, ao Concelho de Boticas, de onde era natural a sua mãe (mais propriamente da aldeia de Sapelos), e que permitirá elevar a oferta cultural de Boticas, colmatando a ausência de um espaço cultural condigno e constituindo uma importantíssima mais-valia para o Concelho, para a região do Alto Tâmega e até para o norte do país, assumindo-se ainda como um projecto inovador que atrairá público nacional e estrangeiro, contribuindo para a criação de novas dinâmicas e maior visibilidade de Boticas.

O “Centro de Artes Nadir Afonso” resultará da construção de um edifício de raíz, cujo projecto foi elaborado pelo gabinete de arquitectura “Louise Braverman, Architect, P.C.”, com sede em New York, USA, e pelo gabinete de arquitectura “PPA Arquitectos”, com sede em Rio de Mouro, de acordo com as linhas traçadas pela Fundação Nadir Afonso, com quem o Município de Boticas assinou um protocolo para a realização desta obra.

O investimento na construção do “Centro de Artes Nadir Afonso” será de cerca de 2,5 milhões de euros.

Este espaço irá ter cerca de 80 obras do artista disponíveis em exposição permanente, albergando ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional, uma biblioteca relacionada com temáticas ligadas à pintura e uma escola de pintura.

Ao mesmo tempo, o Centro de Artes terá também por função o lançamento de publicações editoriais promovidas pela Fundação ou pelo Município, a realização de colóquios, seminários e outras acções de idêntica natureza, para além da promoção de outras actividades.

Numa recente visita a casa do Pintor, em Cascais, o presidente da Câmara Municipal de BoticasFernando Campos, teve oportunidade de informar Nadir Afonso sobre o começo das obras do Centro de Artes, o que o deixou muito satisfeito, até porque, como o próprio confessou, deposita “uma grande expectativa relativamente ao Centro de Artes, esperando que este espaço possa vir a contribuir decisivamente para o aumento e a consolidação da oferta cultural em toda a região”.

De resto, Nadir Afonso prometeu visitar “in loco” as obras de construção do Centro de Artes, o que deverá acontecer já no decorrer do próximo mês de Agosto, altura em que terá presente uma exposição do edifício da Câmara Municipal de Boticas, o que acontecerá pelo terceiro ano consecutivo.

 

 

7 Comentários

  1. M. Lucia 1 mês atrás

    Boa matéria. Nadir Afonso deixou um imenso patrimônio cultural.

    • Márcia 1 mês atrás

      Obrigada 😊
      Nadir Afonso é sem dúvida, um Mestre!
      Obrigada por comentar.
      😘😘🌷

  2. maria tereza 1 mês atrás

    Obrigada Márcia pl k faz em prol das artes bjkas

    • Márcia 1 mês atrás

      Olá Linda Artista da Terra do Mestre Nadir Afonso.
      Para Nós do Intercâmbio Cultural do Circuito das Artes do Atelier MVinhas, tem sido uma alegria conhecer mais e mais deste incrível Arquiteto, Pintor e Pensador.
      Obrigada por comentar!
      😘😘💚🌷

  3. maria tereza 1 mês atrás

    Sei k é fã de nadir e não só pois ama a arte ❗e tenta sempre transmitir sua cultura bem haja

    • Márcia 1 mês atrás

      Obrigada Flor!
      Artear é muito bom… ainda mais quando encontramos Bons Mestres.
      😘😘💚🌷

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*